Cristãos ricos?

Por: Ítalo Leme

Há algum versículo do Novo Testamento que fale sobre alguém que seguiu ao Senhor Jesus Cristo e enriqueceu nesta terra, sem ter tido uma vida de sacrifícios até morrer e herdar o reino dos céus?

Já pesquisou sobre como viveram e morreram os 12 Apóstolos (Simão Pedro, André, Tiago filho de Zebedeu, João, Filipe, Natanael Bartolomeu, Dídimo Tomé, Levi Mateus, Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelote, Paulo)?

(Mateus 10-37/39) Jesus disse: Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. Quem ama seu pai ou mãe, filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim, assim como quem não toma a sua cruz e me segue.

(Mateus 16-24/26) Jesus voltou a dizer: Se quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me, pois o que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

(Mateus 6-19/21) Jesus pregava um evangelho de renúncia, bem difícil de ser seguido, dizendo: não acumulem tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam, mas acumulem tesouros nos céus, pois onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração.

(Mateus 19-16/24) Um jovem rico se aproximou de Jesus e lhe perguntou: O que farei de bom para ter a vida eterna? Jesus respondeu: Primeiramente, obedeça aos mandamentos. O jovem disse: Eu tenho obedecido. O que falta fazer? Jesus lhe disse: Venda seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Depois, venha e me siga. O jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas e não queria se desfazer delas. Então Jesus explicou aos apóstolos: É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

(Salmo 39-6) Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela. 

(Lucas 12-20/21) Deus lhe disse: Esta noite sua vida lhe será exigida, e então quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus. 

(Mateus 6-24) Nenhum servo pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. 

(Lucas 12-15) Disse Jesus: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância. A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.

(Lucas 6-24/25) Ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação. Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome.

(Tiago 5-1/5) Ouçam, ricos: Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.

(Ezequiel 28-4/5) Na profecia contra o rei de Tiro em alusão à Lúcifer, disse o Senhor: Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Por sua grande habilidade comercial você aumentou as suas riquezas e, por causa das suas riquezas, o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso.

(Mateus 4-8/11) O diabo levou Jesus a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares. Jesus lhe disse: Retire-se, satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto. Então, o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

(1 Timóteo 6-8/10) Tendo o que comer e vestir, estejamos com isso satisfeitos, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e quem o cobiça se atormenta e sofre, além de se desviar da fé.

(Eclesiastes 5-10) Quem ama o dinheiro, jamais terá o suficiente, quem ama as riquezas, jamais ficará satisfeito com seus rendimentos.

(Provérbios 15-16) É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação.

(Provérbios 30-8/9) Mantém longe de mim a falsidade e a mentira, não me dês nem riqueza, nem pobreza, dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te deixaria, e diria: Quem é o Senhor? Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.

(Salmo 73-3/20, Salmo 37-1/2) Não inveje a prosperidade dos ímpios, pois o destino deles é a perdição. (Malaquias 3-14/18)

(Tito 1-7) Não seja ávido pelo lucro desonesto. (1 Timóteo 3-8)

 

(Provérbios 16-8) É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça.

(Atos 2-44/45) Na comunhão dos cristãos durante a igreja primitiva, os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade, de modo que não faltava e não sobrava a ninguém. Qual igreja atualmente vive desta maneira? (Atos 4-34/35)

Conclusão: Sabemos que vale a pena trocar o peso insuportável da lei pelo jugo suave e fardo leve de Cristo (Mateus 11-28/30), crendo que o sofrimento leve e momentâneo produz a glória eterna da salvação (2 Coríntios 4-17), mas como é difícil poder se intitular "cristão", renunciando a sua própria vida aqui na terra.