Mulheres Pastoras?

Por: Ítalo Leme

A Bíblia Sagrada relaciona algumas mulheres que exerceram papel de profetisas como Hulda (2 Reis 22:14), Débora (Juízes 4:4), Miriã (Exodo 15:20), Noadia (Neemias 6:14) e Ana (Lucas 2:36).

Também menciona mulheres que serviram à igreja exercendo a diaconia como Febe (Romanos 16:1).

E apresenta mulheres que foram intercessoras como Abigail (1 Samuel 25:25), Ester (Ester 7:3) e Rute (Rute 3:5).

Entretanto, JAMAIS cita mulheres que receberam a ordenação pastoral. 

O último apóstolo levantado por Cristo, chamado Paulo, dirigiu a ordenação episcopal exclusivamente a homens, maridos de uma só mulher: (1 Timóteo 3:1/7 e Tito 1:7/9).

Disse também as seguintes instruções em 2 cartas:

(1 Timóteo 2:11/14) "A mulher deve aprender em silêncio, com toda sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora."

(1 Coríntios 14:33/35) "Como em todas as congregações dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja."

>>> Raquel, citada nas Escrituras como pastora de ovelhas, apascentava carneiros e não homens. (Gênesis 29:9)